Safra 2023: quais são as expectativas?

A segunda quinzena de janeiro chega com início da vindima. A safra de uva 2023 na Serra Gaúcha e, com isso, dá origem a um novo lote de vinhos, espumantes, sucos e assim por diante.

Neste ano, os produtores de uva estão carregando algumas consequências da instabilidade do clima. Por isso as entidades do setor ainda não divulgaram as expectativas quanto ao volume que deve ser colhido neste ano. E a verdade é que a safra vai até março, e até lá muita coisa ainda pode mudar!

O clima tem interferência direta em praticamente todos os ciclos da videira, durante todo o ano. Em 2022, por exemplo, o frio tardio acabou atrasando a maturação e, depois, veio o granizo, que atingiu parte da Serra. Este último, por sinal, é um risco diário nesta época do ano, em que as chuvas de verão são comuns.

Outra dificuldade por parte dos produtores é a estiagem. A baixa de chuvas deixa a uva sem suco, com menos concentração de açucares da fruta e, com isso, um rendimento menor.

Safra deve se manter

Apesar das condições climáticas, as principais cooperativas da Serra que já começaram a receber uvas apontam para uma safra um pouco maior em relação ao ano passado.

A Vinícola Aurora, por exemplo, em entrevista ao GZH, estimou receber 75 milhões de quilos, um volume projetado de cerca de 10% a mais da última vindima. A cooperativa responde por mais de 10% da safra gaúcha da fruta para processamento.

Qualidade confirmada

Não é novidade que a produção de uvas está cada vez mais qualificada na Serra Gáucha. E neste ano não será diferente. O engenheiro agrônomo da Emater, Enio Ângelo Todeschini, explica que o acúmulo de frio, as geadas tardias e a primavera seca podem justificar o cenário tardio, mas por outro lado foram condições que também mantiveram a qualidade das uvas, inclusive, reduzindo doenças nas videiras.

No ano passado foram colhidos, entre uvas viníferas e americanas, destinadas para industrialização no Estado, mais de 680 milhões de quilos.

A Vinhos e Vinhos deseja um bom trabalho para todos os nossos produtores de uva, indispensáveis para que bons rótulos sejam elaborados, nesta safra da uva 2023!

Escrito por Camila Baggio