Os personagens do mundo do vinho

Assim como em qualquer área, a vitivinicultura também tem seu glossário próprio, seus termos e seus personagens. E falando em personagens, muitas vezes os nomes se confundem e a função – e definição –, de cada um deles fica um pouco complexa.

Vamos começar por um termo que dá origem aos dois primeiros que veremos a seguir. É a enologia. A ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio das uvas, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, etc. Este é um curso de graduação onde passam os profissionais responsáveis pela elaboração dos vinhos. Os enólogos.

Quem é o Enólogo?

É o profissional, como falamos acima, formado em faculdade de enologia, sendo um detentor dos conhecimentos de enologia.

Sendo assim, o enólogo é o profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução.

É ele o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final como vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas, enfim, o profissional que está presente em todas as etapas do vinho.

Quem é o Enófilo?

Diferente do enólogo, o enófilo não necessariamente possui uma formação de estudo em enologia. É, então, um apreciador e estudioso de vinhos. Aquela pessoa que se dedica profissionalmente ou por prazer a entender e estudar o maravilhoso mundo dos vinhos. Assim, é o famoso amante de vinhos.

Resumindo, o enólogo é o graduado que cuida da elaboração de vinhos, e o enófilo é o apreciador. Vinhos não podem ser elaborados sem o acompanhamento de um enólogo.

Quem é o Sommelier?

Um terceiro personagem tem papel muito importante no mundo do vinho. É o sommelier, um profissional especializado e conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço da bebida.

O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

Assim como o enólogo, existe uma formação de estudo para quem quer atuar como sommelier.

Gostou de conhecer alguns personagens do mundo do vinho? O importante mesmo é respeitar cada profissional que atua no setor, sua dedicação e paixão para fazer com que vinhos de excelente qualidade cheguem até aí, na sua taça, com sabor, aromas e um serviço impecável!

Escrito por Camila Baggio