Espumante Champenoise ou Charmat, você sabe a diferença?

Pra quem é leigo no mundo do vinho, parece quase uns palavrões, né?! 😀

Mas trata-se simplesmente dos métodos de elaboração dos espumantes, ou seja, o caminho percorrido na vinícola até chegar aí na sua taça.

Essas palavrinhas muitas vezes aparecem nos rótulos e fazem surgir algumas dúvidas: qual é a diferença entre eles? Existe um melhor? E como saber qual rótulo certo para a sua ocasião?

Fica que a gente explica direitinho!

Método de elaboração Champenoise – ou tradicional

Antes de tudo, este é o método em que o espumante foi descoberto, ou melhor ‘acidentalmente’ descoberto!

Acontece que nos anos 1700 duas importantes invenções da vinificação foram feitas: a rolha e a garrafa. E com isso, essas inovações forneceram, pela primeira vez, uma embalagem impermeável e robusta para o vinho.

Sem que os produtores se dessem conta, vinhos jovens começaram a ser engarrafados antes que tivessem terminado sua primeira fermentação. Com isso, a garrafa devidamente fechada pela rolha fazia com que o dióxido de carbono do vinho permanecesse ‘aprisionado’ dentro dela. O resultado? Finalmente surgiu a efervescência!

Esse ‘acidente’ passou a ser conhecido como o método tradicional do espumante, ou o chamado Champenoise.

Na vinícola
Dessa forma, neste método tradicional de produção o espumante passa por duas fermentações do mosto e uma série de cuidados na produção. A segunda fermentação ocorre dentro da garrafa por um período que varia conforme o tipo de uva e o objetivo do produtor.

Importante você saber
Quando você se deparar com um espumante Champenoise, pode ter certeza que estará degustando uma bebida de produção quase artesanal e muito minuciosa.

São espumantes de maior estrutura e complexidade, remetendo a notas de frutas secas e pães, como o brioche. Por isso, são bebidas para acompanhar uma boa e diversificada gastronomia.

Portanto, é um espumante para o consumidor que já possui paladar mais refinado e acostumado com espumantes.

Método de elaboração Charmat

Esta forma de produzir espumantes foi criada em 1895, praticamente dois séculos após serem desenvolvidos os princípios do método tradicional na França.

Como forma de agilizar e baratear o processo de produção, ao invés da bebida passar por uma segunda fermentação na garrafa, no Charmat tudo ocorre em um tanque de inox, chamado de autoclave.

Com isso, o processo encerra com o engarrafamento e o espumante não permanece evoluindo na garrafa, como o Champenoise.

Importante você saber

Por ter este processo de elaboração mais prático e pensado para grande escala de produção, os espumantes elaborados pelo método Charmat são mais leves, refrescantes, frutados e fáceis de beber.

São espumantes que cabem muito bem naquele happy hour, de forma mais descontraída e com petiscos mais práticos como acompanhamento.

É um brinde coringa para celebrações durante o dia, uma vez que agrada praticamente todos os públicos.

E aí, qual é o seu método preferido? Seja qual for, o importante é brindar!

E brindar com bons rótulos brasileiros – o país tem se destacado com seus espumantes de qualidade e repletos de características que o consumidor adora. Tim tim!

Escrito por Camila Baggio