Escolha o saca-rolhas certo pra você

Por muitos anos abrir um vinho era sinônimo de elegância e status e nem todo mundo se arriscava na função de serviço para depois degustar um bom rótulo.

A verdade é que nos últimos anos a boa elegância permaneceu, mas agora com uma praticidade bem democrática pra todo mundo ter a gostosa sensação de abrir seu próprio vinho!

Até mesmo a screwcap, aquela tampa de rosca, facilitou e muito a vida do consumidor – e sem questionar aqui qualidade do vinho, pois está mais que provado que ela indica sim vinhos mais jovens, mas nada de qualidade, tá?!

Tirando a srewcap, um bom saca-rolhas ainda é item indispensável na nossa casa. Mas qual é o saca-rolhas perfeito para você? O mercado oferece uma ampla opção de saca-rolhas e aí vai do gosto de cada um e também do seu nível de prática.

Vamos conhecer os principais?

Saca-rolhas simples

Este é o modelo mais antigo e tradicional, porém exige certa força por parte do usuário, o que pode trazer dificuldades para os iniciantes. Se este é o seu caso, continue lendo!

Saca-rolhas de abas

Este é um dos modelos mais populares para uso doméstico. O design de duas abas facilita a retirada da rolha sem muita força. Mas calma, ainda é um modelo que tem certa chance de a rolha quebrar na retirada.

Saca-rolhas de dois estágios

Este é o modelo preferido pelos profissionais. O braço em metal estende-se, apoiando na borda da garrafa e funcionando como uma alavanca para remover a rolha. Mas se você ainda acha um pouco complexo, os próximos modelos são para você!

Saca-rolhas de rosca

O saca-rolhas de rosca é ótima opção para iniciantes, pois basta girar a parte superior do equipamento para que a rolha seja retirada por completo. Muito prático, não é?!

Saca-rolhas de lâmina

Este modelo é mais indicado para a apreciação de vinhos de guarda, pois permite que a rolha seja retirada sem danificá-la, sendo muito útil para rolhas frágeis e danificadas pela passagem dos anos.
Abrir uma garrafa com um saca-rolhas de lâmina, entretanto, exige mais habilidade, pois é necessário precisão na hora de inserir as lâminas do saca-rolhas entre a rolha e o gargalo da garrafa.

Saca-rolhas lever

Este é um modelo indicado para iniciantes do mundo do vinho. Pois para utilizá-lo, basta acoplar o equipamento em torno do gargalo, empurrar para baixo, e pronto!
A maior desvantagem dele é que é maior e difícil de ser transportado. Exige também uma superfície firme.

Saca-rolhas Elétrico

O saca-rolhas elétrico é um dos modelos mais recentes do mercado. Para usá-lo é muito simples, basta acoplá-lo na garrafa e apertar um botão, que a rolha sai com zero esforço.
Uma desvantagem do saca-rolhas elétrico é seu preço elevado, além disso, também não é portátil e exige que tenha-se pilhas sempre à disposição.

Escrito por Camila Baggio