Espumante Nature, Extrabrut, Brut… e agora, qual escolher?

Escolhendo espumantes

O espumante é uma bebida de celebrações e também para aproveitar naqueles dias de temperaturas mais altas. O que confunde muita gente é a variedade de classificações da bebida. Por sinal, essa versatilidade é que faz do espumante um queridinho no Brasil!

Bom, de forma prática e rápida: Os diferentes níveis de doçura que a bebida borbulhante apresenta é que definem a sua nomenclatura, como espumante demi-sec ou extra brut, por exemplo.

E pra te ajudar de uma vez por todas, listamos abaixo as principais características de cada classificação. Vale lembrar que muito do que vamos falar em seguida tem relação com o método de elaboração – Charmat ou Champenoise – leia a nossa matéria sobre cada um deles e depois volte pra seguir sua leitura!

Os 6 tipos de espumante

Dependendo da concentração de açúcar residual na garrafa, o espumante pode ser classificado em 6 diferentes tipos:

  • Espumante nature: É o espumante mais seco, com açúcar residual de 3 gramas por litro.
  • Espumante extra brut: Com concentrações de açúcar variando entre 3,1 e 8 gramas por litro, são considerados ainda espumantes bastante secos.
  • Espumante brut: O espumante brut apresenta concentração de açúcar entre 8,1 e 15 gramas por litro. Costuma apresentar um final ainda seco, porém bem versátil que o extra brut.
  • Espumante sec ou seco: Apresentando entre 15,1 e 20 gramas de açúcar residual por litro, apesar do nome, o espumante tipo seco apresenta um perfil de sabor muito equilibrado e com doçura moderada.
  • Espumante demi-sec: Também chamado meio seco, o demi-sec apresenta uma amplitude grande de teor de açúcar: entre 20,1 e 60 gramas por litro. Essa variação faz com que os rótulos demi-sec mudem bastante conforme a vinícola.
  • Espumante doce: Sendo o tipo mais doce, esse espumante deve conter uma concentração de açúcar superior a 60 gramas por litro, o que lhe confere um dulçor facilmente perceptível.

Prontinho, agora você pode escolher seu espumante de acordo com o seu paladar. Lembre de levar em conta o momento em que o brinde será feito, se acompanhará algum prato, e assim por diante.


Muitos brindes pra você!

Escrito por Camila Baggio