Dia do Syrah: 5 características que você precisa saber sobre esta casta

Em primeiro lugar, se tem pretexto bom pra beber vinho é usar as datas comemorativas! Concorda?

Então julho é o mês pra aproveitar bons vinhos da uva Syrah, ou Shiraz, como é comumente conhecida em países de língua inglesa como a Austrália (já começamos com uma curiosidade!). Dia 28 de julho comemora-se o Dia do Syrah, portanto, reunimos cinco importantes características desta uva do Norte do Vale do Rhône, na França, para te ajudar a eleger seus rótulos favoritos.

Bora?

1 Vinhos com personalidade

A uva Syrah produz um vinho encorpado, com bastante tanino e acidez agradável. Definitivamente, se você é um apreciador de vinhos com corpo mais intenso, coloração escura e taninos bem presentes, com certeza vai gostar de abrir sua adega para novos vinhos desta casta.

2 Aromas complexos

A mesma personalidade que falamos antes está nos aromas de um vinho Syrah. Com resultado, o olfato pode identificar aromas florais e frutas negras bem maduras, balanceados com notas apimentadas e terrosas. Se o vinho tiver passado por barricas (leia mais no próximo item), pode apresentar notas também de chocolate, tabaco, especiarias e ervas.

3 Rótulos de guarda

Se você gosta de ter na adega aqueles vinhos que preenchem uma expectativa futura, pode adquirir já uma (ou algumas) garrafas de Syrah. Graças aos poderosos taninos, combinamos com a plenitude floral, os vinhos Syrah envelhecem por um período muito longo.

4 Uva adepta dos blends

Esta é uma casta muito utilizada em blends, especialmente quando os enólogos querem gerar um corpo mais intenso, sem abrir mão das características de outras uvas. Tal qual o Sul do Rhône, por exemplo, a Syrah é frequentemente cortada com castas locais como Grenache e Mourvèdre para equilibrar o tanino e acrescentar mais complexidade.

5 Harmonize com pratos potentes

No caso destes vinhos, as potências precisam estar equivalentes. Portanto, cortes bovinos ou suínos com boa quantidade de gordura, carnes de caça, pernil de cordeiro. Os taninos serão amaciados e sua satisfação garantida!

Agora corre garantir seus vinhos pra aproveitar o dia!

Escrito por Camila Baggio