Espumante também é vinho?

Claro! O vinho espumante é definido como um vinho borbulhante ou efervescente.

E hoje a gente vai trazer algumas curiosidades sobre essa bebida que marca nossas celebrações e é a queridinha da primavera e verão.

Dicas sobre espumantes!

  • Pra começar, sabe como o espumante surgiu? Foi nos anos 1700, em Champagne, na França. E foi assim, meio sem querer mesmo!

Na falta de embalagens 100% impermeáveis e robustas para o armazenamento do vinho, muitos vinhos jovens eram engarrafados antes que tivessem terminado a primeira fermentação.

Com o fechamento firme, os vinhos terminavam esse processo natural na própria garrafa e o dióxido de carbono era aprisionado dentro dela, criando a efervescência.

Assim nasceu o método de elaboração do vinho espumante chamado Champenoise – até hoje chamado como Tradicional.

  • Vale lembrar que o termo Champagne refere-se ao vinho espumante feito somente na região de Champagne, na França. Em todos os outros países do mundo usar Champagne como um nome genérico pra qualquer espumante não é legal!
  • A taça específica de espumante se chama flute. É alta e afunilada justamente para prolongar a evolução das borbulhas.
  • Para saber se o espumante é de qualidade, observe as borbulhas, quanto mais finas e persistentes, maior a elegância do espumante.
  • Observar a rolha logo após a retirada é uma dica para saber a idade do espumante. Se ela expandir, é sinal que o espumante foi engarrafado há pouco tempo. Quando sai apertada e fina, sinal que a bebida está engarrafada há mais tempo. Espumantes podem ser longevos, mas a maioria é melhor apreciado nos primeiros cerca de 6 anos de vida.
  • Ao abrir seu espumante, segure a rolha com força e tente não deixar explodir. O líquido que sai leva embora as borbulhas – e a graça!
  • Lembre-se, sempre refrescado, nunca gelado!

Essas são algumas dicas pra você curtir muitos bons espumantes nessa primavera. Até o momento, são os vinhos brasileiros com maior reconhecimento internacional. Então aproveite!

Escrito por Camila Baggio