A seleção de outubro pelo Sommelier

Quando falamos em uvas logo lembramos de Cabernet Sauvignon, a famosa rainha das uvas tintas. Por outro lado, não podemos deixar de falar da clássica Pinot Noir, amada por muitos apreciadores de vinhos. Por isso, foi com essas duas uvas tintas clássicas que preparamos o primeiro kit do Clube do Vinho Brasileiro.

SAMPA Cabernet Sauvignon

Primeiramente, vamos falar do vinho exclusivo desta edição. Sampa Cabernet Sauvignon 2018 surgiu em parceria com a Vinícola Galiotto. De uma safra extraordinária, é um vinho intenso, de grande complexidade aromática, com aromas de frutas vermelhas bem maduras, ameixa seca, mirtilo, chocolate, café, notas minerais mescladas com notas vegetais, como menta e eucalipto. Na boca seus taninos são marcantes, potentes e que persistem no paladar com o passar do tempo. Ao decantar percebe-se a complexidade aromática, a evolução e a delicadeza dos aromas bem como o equilíbrio em boca.

Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas assadas, cordeiro, queijos curados, risotos e massas com molhos mais intensos. Por último, recomendo a decantação. Assim, você terá a experiência da complexidade e da evolução aromática e gustativa que esse vinho apresenta.

Peruzzo Pinot Noir

Já o Peruzzo Pinot Noir 2021 foi selecionado para apresentar toda delicadeza e elegância da variedade. Apresenta uma ótima complexidade aromática, com muita fruta vermelha como morango e cereja, passando por notas adocicadas que remetem geléia de frutas vermelhas. Toques de chocolate e algo de especiarias estão presentes e definem o rápido estágio em barrica de carvalho francês. Na boca, possui acidez delicada e um grande final.

Um excelente vinho para ser bebido sozinho ou harmonizado com peixes, carnes brancas, massas, risotos e pizzas com molhos leves além de queijos frescos, antepastos e patês.

Assim foi formado o kit da primeira edição do Clube Vinhosevinhos.com, depois de inúmeras amostras degustadas. Espero que você tenha gostado e já adianto que teremos boas surpresas nos próximos meses…

Arlindo Menoncin
Sommelier do Clube do Vinho Brasileiro

Escrito por Arlindo Menoncin