6 dicas pra você ler os rótulos dos vinhos

Uma das primeiras dúvidas na escolha de um vinho começa por ‘decifrar’ o rótulo do produto. Muitas informações que constam ali, na ‘cara’ da bebida geram algumas incertezas, principalmente pra quem está entrando neste mundo do deus Baco. Por isso, listaremos seis dicas para ajudar ler os rótulos dos vinhos.

Certamente você já tem preferências por algumas variedades de vinho, além das suas vinícolas mais queridas e que você se identifica. Mas entender as informações de rótulo é importante pra você ter certeza que está levando para casa um produto de acordo com o que estava procurando.

Afinal, além da uva e da vinícola, safra, região de origem das uvas e muitos outros pontos interferem diretamente na qualidade e no sabor do produto final. Por isso é tão importante entender o conjunto.

Vale ressaltar aqui que muitas das informações que formam o rótulo estão lá por exigências da legislação local, bem como características tradicionais do local. Na Europa, por exemplo, o terroir, a origem, é mais importante que a variedade da uva. O que é diferente aqui no Brasil. Para cada país, pode-se identificar uma leitura diferente dos rótulos.

Mas já que aqui falamos de vinhos brasileiros, vamos para 6 dicas que vão te ajudar como ler os rótulos dos vinhos verde-amarelos!

1 Nome do vinho

Obviamente, esse é fácil de identificar! No geral, o maior nome do rótulo é o dado pelo produtor do vinho, levando em conta uma identificação do produto. E os produtores têm apostado em identidades lindas pra chamar a atenção do consumidor. Vale prestar atenção!

2 Variedade da uva

Como falamos a pouco, o Brasil e outros países do Novo Mundo destacam de forma especial a uva que compõe aquele vinho (ou as uvas). Com isso, já se identificam algumas características atribuídas a ele.

Além disso, se o vinho for elaborado com apenas uma variedade de uva, se chama varietal. Se um ou mais tipos de uvas forem utilizados na produção, o vinho recebe o nome de vinho de corte ou assemblage.

3 Região de origem

Resumidamente, onde nasceram, cresceram e frutificaram as uvas daquele vinho. A região e seu terroir também atribuem muitos aspectos aos vinhos. É legal você saber quais mais gosta e, claro, identificar as regiões que estão com destaque pela qualidade.

4 Ano da safra

Indica quando as uvas foram colhidas. É um detalhe que não pode passar despercebido no rótulo do seu vinho. Geralmente, a maioria dos vinhos tintos deve ser consumida em até 5 anos, e os vinhos brancos e rosés em 2 ou 3 anos contados a partir da data da safra. Se o vinho não apresenta a safra no rótulo, é porque ele foi produzido com uvas colhidas em diferentes anos.

5 Maturação e envelhecimento

Até pouco tempo era um tanto obscuro entender por que alguns vinhos traziam em seu rótulo termos como Reserva, Gran Reserva ou Reservado. De cara nos remete a vinhos com qualidade superior, que passaram por algum processo especial de colheita, ou ainda períodos de amadurecimento, etc. Contudo, não existia um regramento que determinasse isso.

Por isso, o Brasil adotou, desde 2019, que os termos Reservado, Reserva e Gran Reserva não são uma decisão exclusiva do produtor e são regulamentados por uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ah, esses termos são válidos apenas para vinhos finos!

Reservado: vinho jovem, com 10% de álcool

Reserva: mínimo 11% de álcool (chaptalizado até 1%), 12 meses de amadurecimento para tintos e 6 para brancos. Uso de madeira opcional.

Grande Reserva: mínimo 11% de álcool (sem chaptalização), 18 meses de amadurecimento (6 em madeira) para tintos e 12 para brancos e rosados (dos quais 6 em madeira)

6 Graduação alcoólica

Esse é mais um dado importante a ser observado na hora de comprar um vinho, e não é apenas para saber qual deixará você e seus convidados alegres mais rápido!

Assim, o teor alcoólico está diretamente ligado à longevidade da bebida. Quanto mais álcool houver na composição, mais o vinho vai ficar bom fechado e também após aberta a garrafa.

Pra finalizar, deu pra entender como escolher melhor seu vinho? Se ainda ficou com dúvidas, também é interessante você buscar as fichas técnicas de cada rótulo, onde você pode entender melhor as características do vinho – essa é uma das vantagens de você comprar vinhos aqui na Vinhos e Vinhos, todos os produtos contam com uma ficha completinha!

Aprendeu como ler os rótulos dos vinhos? Então bora ler e brindar sem decepções!

Escrito por Camila Baggio