A seleção de novembro pelo Sommelier

Arlindo Menoncin
Sommelier do Clube do Vinho Brasileiro

Quando falamos da história do vinho no Brasil não podemos deixar de falar da uva Cabernet Franc. Originária da região de Bordeaux na França, umas das principais variedades finas implantadas no início dos anos 1900 e que teve grande importância principalmente pela ótima adaptação ao solo e clima da Serra Gaúcha. Atualmente chegando ao seu centenário sendo cultivada no Brasil, estamos trazendo um ótimo exemplar elaborado com exclusividade ao Clube do Vinho Brasileiro. Confira abaixo a seleção de novembro pelo sommelier.

Floripa Cabernet Franc 2021

Essa beleza de cidade, chamada Floripa, cheia de história, certamente vem bem acompanhada com a trajetória da Cabernet Franc no Brasil. E principalmente pela bela história da Vinícola Salvattore, uma vinícola urbana de Flores da Cunha-RS, que nos proporciona essa exclusividade. Temos aqui um vinho de coloração rubi, de boa intensidade e leves toque violáceos. Seus aromas lembras as frutas vermelhas frescas, além das frutas negras mais maduras, notas de especiarias, cedro e tabaco provenientes do envelhecimento em barricas de carvalho. Além disso, percebemos algo mineral que são os aromas típicos do Terroir.  Na boca, taninos intensos bem integrados com a acidez. Esse Cabernet Franc combina muito bem com carnes vermelhas grelhadas, queijos curados, risotos e pizzas.

Porém não podíamos deixar esse Cabernet Franc desacompanhado e fomos em busca de outra casta de origem francesa, chegando ao Malbec.

Casa Marques Pereira Malbec 2019

Um vinho surpreendente, cativante, que mostra toda a versatilidade do vinho brasileiro. De cor rubi intensa, tem aromas de frutas negras mescladas com notas de especiarias como pimenta, baunilha e chocolate. Sua elegância em boca, com taninos delicados de boa persistência e acidez balanceada são um prato cheio para harmonizar com aquela carne vermelha grelhada na parilla ou uma carne de cordeiro, queijos curados, risotos e até uma massa com molhos mais intensos.

Dessa forma, buscamos encontrar equilíbrio nos dois rótulos da edição 2 do Clube do Vinho Brasileiro. Fiquei muito contente com o resultado e estamos em busca de mais vinhos para proporcionar experiências únicas como a do kit de novembro. Certamente terão ótimas surpresas com o que virá em dezembro!

Escrito por Arlindo Menoncin