Mas afinal, como surgiu o vinho?

Que pergunta saliente né? Afinal, difícil falar de algo que é parte integrante da experiência humana há quase setenta séculos! E ainda aqui, em poucas linhas para que as métricas do querido Google leve até você, leitor! Então, se você está aqui é por que quer saber! Vamos dar um jeitinho de te contar de uma forma diferente como surgiu o vinho.

Uma relação de longa data

Vem com a gente: sair à noite e desfrutar de uma deliciosa refeição em um restaurante é uma das atividades de lazer mais populares, certo? O vinho tem sido companheiro disso e parte da civilização há milhares de anos. Ao longo do tempo, tornou-se intimamente associado com alimentos e refeições requintadas – isso, sabemos, está mudando bastante nos últimos anos. O vinho está cada vez mais democrático.

Tamanha relação mereceria uma resposta melhor ao título desta matéria, mas a verdade é que as origens do vinho são incertas. Hoje ele é produzido e consumido onde quer que uvas ou alguma variedade de frutas cresçam (e embora as pessoas façam vinho de frutas como cerejas, grãos e mesmo flores, vamos nos manter no vinho como conhecemos hoje. O resultado da fermentação do suco de uva).

O que sabemos é que, pelo fato de a própria civilização ter começado no Oriente Médio, não é uma surpresa que o surgimento do vinho tenha ocorrido nessa mesma região.

A história

De acordo com a crença popular, o vinho foi consumido pela primeira vez na região de Pérsia (hoje Irã) por volta de 5000 a 6000 a.C. E se a composição exata desse vinho é incerta, a história nos mostra que a uva vitis vinífera é nativa da região entre os mares Negro e Cáspio, a Noroeste do Irã.

Depois disso, os egípcios e gregos iniciaram o plantio de uvas especificamente para esse propósito. Pintaram em suas obras e esculturas a bebida já como parte essencial de refeições e celebrações. Espertinhos eles né!

Já os romanos levaram a viticultura a outro patamar. Criaram formas de cultivar a uva, como a prática de usar treliças para suspender as videiras do solo, e também de elaboração de vinho e armazenamento.

E daí por diante o vinho foi ganhando novas civilizações, sendo inserido na mesa de reis, imperadores e nas mãos dos deuses retratados em esculturas e pinturas.

Uma bebida que até hoje se transforma, muda processos, mas segue como a bebida das celebrações, da alegria, das pessoas no entorno da mesa.

Lembra da pergunta lá do início? Ouso dizer que o vinho surgiu da vontade das pessoas de estarem juntas, e esse papel ele cumpre até hoje, e muito bem, obrigada!

Fonte: Livro ‘Sobre Vinhos’, de J. Patrick Henderson e Dellie Rex.

Escrito por Camila Baggio