As mulheres e o mundo do vinho

Como em outros setores econômicos e mercados mundiais, o mundo do vinho também é, até hoje, dominado por homens. Mas a verdade é que, felizmente, ao longo da história da bebida de Baco, muitas mulheres deixaram seus nomes registrados. Outras tantas estão escrevendo neste exato momento – e torcemos que muitas mais assinem rótulos únicos no futuro.

A cada safra, mulheres são evidenciadas pela delicadeza com que vinificam. Elaboram vinhos com cuidado, prestam atenção em cada detalhe, inclusive nos rótulos, que encontram nossos olhos nas prateleiras.

Na história do vinho temos bons exemplos de mulheres que até hoje são lembradas por meio de seus brindes magníficos. O Veuve Clicquot por exemplo, um dos champagnes mais prestigiados do mundo por séculos, se tornou o império grandioso que é por causa de uma mulher, Barbe-Nicole Ponsardin. Viúva aos 27 anos, ela assumiu a vinícola da família. Na contramão do que as mulheres faziam na época, estudou viticultura e criou duas técnicas revolucionárias na elaboração do champanhe, o remuage e o dégorgement, além da versão rosé do célebre espumante francês.

Baronesa Philippine de Rothschild, Susana Balbo e Filipa Pato estão entre os nomes marcantes do mundo do vinho, mas aqui na Vinhos e Vinhos vamos contar sobre algumas enólogas brasileiras que destacam seus vinhos pela qualidade e incrível conexão que criam com os apreciadores da bebida.

Gerações na vitivinicultura

Fabiane Veadrigo criou a linha Le Donne, uma homenagem às mulheres da sua família, mas também a todas que atuam no setor, além das consumidoras.

A enóloga Fabiane Veadrigo está à frente da Vinícola Famiglia Veadrigo, em Flores da Cunha, onde elabora vinhos finos e de mesa ao lado do pai. Ela é a terceira geração da família onde as mulheres desempenham papel importante na vinícola. Igualmente, sua avó paterna Maria foi quem assumiu e manteve a vinícola em 1944, quando o esposo faleceu.

As gerações de mulheres envolvidas rendeu até uma linha de vinhos finos de destaque que é uma homenagem a elas: a linha Le Donne. Como resultado, três rótulos de guarda, um tinto, um espumante Champenoise e um Chardonnay barricado.

“A presença da mulher no mundo do vinho vai ganhando espaço a cada ano, tanto aquelas que atuam à frente de vinícolas, como as que consomem nossos rótulos. Acima de tudo, as mulheres têm sensibilidade e habilidades próprias que diferenciam os vinhos elaborados por elas, além do cuidado e atenção nos rótulos e embalagens, sempre apresentando produtos elegantes e cheios de personalidade”, valoriza Fabiane.

Um reinado de vinho

Janaína Massarotto elabora vinhos autorais desde 2018 e está em etapa final de obras da vinícola na cidade de Nova Pádua.

Também é da cidade de Flores da Cunha outro exemplo de mulher enóloga e de destaque. Janaína Massarotto é a primeira enóloga brasileira a capitanear uma vinícola. Seguindo os passos do pai, que também é enólogo, em 2018 elaborou seus primeiros vinhos autorais, fundando a Marzarotto Vinhos e Espumantes.

Aqui são evidenciados os vinhos que estimulam a convivência entres as pessoas, sendo o próprio vinho o agregador de encontros casuais, românticos, de negócios ou simplesmente comemorativos entre amigos.

E os planos não param por aí, está em etapa final de obras a sede própria da Marzarotto, na cidade de Nova Pádua. Trata-se de uma vinícola boutique para 100 mil garrafas com vista para vinhedos, além de uma loja de vinhos e um winebar. O intuito é movimentar o enoturismo da região, algo que sempre foi vontade da enóloga, que em 2015 foi rainha da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), de Flores da Cunha.

Muitas mulheres fantásticas

Sabemos que existem mais muitas e muitas mulheres que se dedicam à uva e ao vinho com competência, carinho e amor. Não conseguimos incluir todas nesta matéria, infelizmente. Mas gostaríamos de, pelas histórias da Fabiane e da Janaína, homenagear a todas neste 8 de Março, Dia das Mulheres.

Parabéns, mulheres!

Escrito por Camila Baggio