Você sabe escolher um bom vinho pro inverno?
Dizem as previsões que nos próximos dias terá fim o veranico que se instalou em pleno inverno. Então a gente resolveu trazer algumas dicas pra você já abastecer sua adega nesta retomada das baixas temperaturas e escolher alguns vinhos para o inverno.
A primeira dica é: não existe vinho ‘errado’ pra ser consumido no inverno. E se alguém vier com alguma teoria pronta sobre isso, pode esquecer!
A verdade é que o consumo do vinho, como nas outras estações, está associado à gastronomia que irá acompanhar a sua taça. Portanto, como no inverno as temperaturas são mais baixas, nossa tendência é escolher pratos quentes, mais encorpados, como massas, risotos, sopas e fondues.
E isso acaba nos direcionando para alguns vinhos que harmonizam e tornam aquela refeição uma verdadeira experiência.
Então, se você está aberto a provar algumas harmonizações diferente das que talvez mais pratique durante o ano, no inverno vale a pena investir em tintos de corpo médio, bem como os mais encorpados.
Algumas dicas que você encontra por aqui na Vinhos e Vinhos é o clássico Lote 43, da Miolo, para pratos com carnes e churrasco, que se aliam em função da complexidade de aromas do vinho. Rótulos com passagem por barrica também tendem a ser mais encorpados e dificilmente você vai errar na escolha. Um exemplo é o Reserva Marselan, da Casa Venturini.
Os vinhos rosés não ficam de fora da estação mais fria e continuam sendo uma boa pedida para comidas mais temperadas e picantes, que dão aquela aquecida. O Rosé da Famiglia Veadrigo carrega um pouco mais na graduação alcoólica, caindo muito bem com essas harmonizações.
Curtiu as dicas? Seja qual for sua escolha, o importante é encher sua taça do que te faz feliz!