Pratique suas habilidades para avaliar um vinho

Degustar e aproveitar um vinho é tarefa pra lá de prazerosa, não é mesmo?! Se você já é um fã da bebida, mas nunca estudou sobre ela, que tal começar a praticar as suas habilidades para conhecer melhor os vinhos que está consumindo?

É uma prática que vai agregando conhecimento e, aos poucos, você vai aprendendo e conhecendo ainda mais as características que aprecia num bom vinho – e aquelas que não gosta tanto assim. Desta forma, suas escolhas para abastecer a adega de casa serão sempre mais assertivas.

E embora a tarefa de degustar e avaliar um vinho seja inicialmente uma tarefa solitária, você pode criar um grupo para que as observações sejam trocadas com outras pessoas. Essa conversa com diferentes ideias e pontos de vista faz com que você adquira mais entendimento sobre vinho.

Podemos te garantir, a capacidade de avaliação sensorial vai ficar melhor na prática. Portanto, uma das melhores maneiras de desenvolver suas habilidades para avaliar vinhos é degustar frequentemente com um grupo.

Vale lembrar que a avaliação sensorial do vinho é, por sua própria natureza, uma experiência pessoal, e seus resultados, pelo fato de se apoiarem na interpretação individual do apreciador, são diversos. Por isso, é importante entender que não existem vinhos ruins – salvo defeitos de elaboração –, mas vinhos que dependem das preferências de quem está degustado.

Roda de Aromas do Vinho

Uma ferramenta bem didática pra começar a avaliar seus vinhos é a Roda de Aromas. Constantemente a dificuldade de degustadores iniciantes está em sugerir termos que possam descrever os aromas encontrados no vinho, então a Dra. Ann Noble, da University of California, desenvolveu a Roda de Aromas do Vinho, que agrupa a maioria dos aromas comuns encontrados no vinho.

A Roda de Aromas organiza, em grupos com qualidades similares, os aromas comumente encontrados em vinho. Comece pelo ‘miolo’ da roda, identificando se seu vinho apresenta aromas Herbáceos, Terrosos, Frutados, e assim por diante. Quando identificar esta primeira categoria, siga para o segundo anel e terceiro.

Cada experiência é única

E porque a degustação de um vinho é tão subjetiva? Vamos explicar! Um vinho que, por exemplo, apresenta aroma de eucalipto, encontrada sob o termo Vegetal e Fresco, não será familiar para muitos degustadores que vivem em áreas onde o eucalipto não cresce. Eles não terão essa referência aromática.

As suas experiências de infância, sua rotina, sua profissão, se você gosta de cozinhas com ingredientes frescos, tudo isso vai influenciar no momento em que for avaliar os aromas de um vinho. Por isso, algumas rodas de degustação contam com copinhos com amostras de aromas, como uma folha macerada de eucalipto, por exemplo.

Esperamos que você use a Roda dos Aromas e, acima de tudo, divirta-se muito degustando bons vinhos!

Escrito por Camila Baggio