Por que 22 de Outubro é o Dia do Enólogo?

O que seria de nós sem os enólogos? Com certeza pessoas desprovidas de brindes especiais, aromáticos, saborosos e únicos! Venha descobrir o que está por trás do dia do Enólogo…

O enólogo é o profissional que estuda, cuida e elabora os bons vinhos que enchem nossas taças. E hoje, dia 22 de outubro, comemora-se o dia desse profissional que dedica a vida a criar os melhores vinhos.

Mas afinal, você sabe por que essa data foi escolhida?

Ela é simbólica desde o ano de 1976, quando, no dia 22 de outubro, a profissão de Enólogo foi regulamentada em todo o Brasil – nesta mesma data foi fundada a Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Da mesma forma, a entidade nacional nasceu com um objetivo: promover a cultura vitivinícola e estabelecer uma relação harmônica entre os enólogos e consumidores.

Já no mundo, o estudo da Enologia se profissionalizou exatamente um século antes, em 1876, quando surgiu a primeira escola em Conegliano, província de Treviso, no Norte da Itália.

No Brasil, o primeiro curso na área foi fundado em 1959, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Atualmente, a profissão é regulamentada em todo o mundo pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV).

Por fim, os enólogos são os criadores do vinho – ou da felicidade, tanto faz!

Responsáveis por todas as etapas de elaboração da bebida, eles cuidam desde as condições do clima, da escolha do solo, da variedade de uva, dos métodos de colheita e do plantio, fermentação, engarrafamento e envelhecimento.

Então, enólogos, feliz dia!

Dia do Enólogo

Escrito por Camila Baggio