Incluindo vinho na sua dieta

Não é novidade nenhuma que o consumo moderado de vinho é benéfico para a nossa saúde. O protagonista disso é o resveratrol, um composto presente principalmente nas cascas das uvas tintas e que possui propriedades antioxidantes. Ele auxilia na prevenção de algumas doenças como câncer, infarto, derrame e diabetes.

Já se você buscar um nutricionista pra te ajudar com um plano alimentar pra emagrecer, ele possivelmente vai pedir pra cortar, além dos carboidratos, as bebidas alcoólicas. Aqui o culpado é o álcool e suas calorias.

Mas citamos isso pra contextualizar que quando se fala em consumo – de qualquer coisa, inclusive do vinho –, equilíbrio é tudo! Vai ajudar a deixar seu coração mais ativo, sem prejudicar a dieta e os seus planos nutricionais.

Primeiramente, observe que comidas você está acompanhando com os vinhos. As vezes elas é que são o principal problema da sua briga com a balança. Ou seja, um dos segredos para encaixar o vinho na dieta parece estar na tomada de consciência. Então, se você estiver comendo enquanto bebe, opte por pratos de baixa caloria para que seu corpo não tenha muita energia para armazenar enquanto tenta se livrar do álcool.

Enquanto isso, o resveratrol e outros antioxidantes presentes no vinho, em especial nos tintos, executarão a ação prebiótica que sabem fazer. Eles ajudam no aumento da quantidade e qualidade de bactérias benéficas no intestino, diminuindo as inflamações, e ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Alguns benefícios do consumo moderado de vinho

  • Diminui o risco de aterosclerose, porque ajuda a aumentar os níveis de HDL, o ‘colesterol bom’, além de ajudar a diminuir os níveis do colesterol ‘ruim’, o LDL, no sangue.
  • Ajuda no tratamento de doenças crônicas, como artrite ou problemas na pele, devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante.
  • Previne trombose e derrame, porque possui ação antioxidante e anti-inflamatória, evitando a oxidação das células de gordura e a formação de placas de gordura nas artérias.
  • Fortalece o sistema imunológico, por conter propriedades anti-inflamatórias e prebióticas, melhorando a qualidade e quantidade das bactérias benéficas no intestino e fortalecendo as células do sistema imune.
  • Ajuda a evitar a diabetes, porque as propriedades antioxidantes da bebida podem prevenir a resistência à insulina, o hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicose no sangue.

Acima de tudo, é importante lembrar, mais uma vez, que esses possíveis benefícios podem ser obtidos somente com o consumo moderado de vinho. Consulte sempre seu médico, faça exames de forma regular, invista numa dose diária de exercícios físicos e preste atenção aos alimentos que está consumindo.

Tudo é questão de equilíbrio!

Escrito por Camila Baggio