Harmonizando vinhos e massas

Sentar numa mesa com boa comida e vinho em perfeita harmonia é uma delícia! E ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer isso não é um bicho de sete cabeças. Basta ter em mente algumas regrinhas e seu vinho e alimento formarão uma experiência única. Uma verdadeira Harmonização de massas e vinhos?

Por isso, hoje a gente vai te mostrar alguns exemplos de harmonização com tipos de massas, ou melhor, com tipos de molhos. Afinal, são eles que determinam qual o melhor vinho, a melhor combinação entre acidez, corpo e tanino. Afinal, tudo isso influencia no sabor do alimento – ou vice-versa.

Molho de tomate

Um clássico da gastronomia italiana, o tomate possui bastante acidez, que pode ser equilibrada com um tinto de médio corpo, mas que tenha uma acidez marcante para criar um elo com o prato.

A nossa sugestão é o Tempos de Góes Reserva Malbec, que apresenta aromas frutados, que combinam com o tomate, que é uma fruta, além de taninos equilibrados. Este vinho é destaque para gastronomia.

Molho à bolonhesa

Molhos feitos de carne vermelha, em geral, têm uma base de molho de tomate, então acompanham bem vinhos tintos de sabor e aroma marcantes, além de uma textura um pouco mais áspera, ou seja, que tenham mais taninos.

Com isso, o Garibaldi Merlot é uma ótima opção, com taninos macios, que combinam com a suculência da carne e ainda tem uma passagem por barricas de carvalho, conferindo certa complexidade.

Molho branco

Aqui mudamos um pouco nosso foco. Com os molhos brancos vêm a textura cremosa, maior teor de gordura e, com isso, a necessidade de um vinho capaz de equilibrar isso tudo.

Uma boa pedida é o Viapiana Chardonnay, que tem 12 meses em barricas de carvalho e apresenta, em boca, untuosidade e final refrescante e amanteigado.

Molho carbonara

Essa é uma massa pra quem gosta de um molho marcante e cheio de sabor. Devido aos ovos, bacon e queijo, é um prato com estrutura mais encorpada.

Por isso, para a carbonara, nossa sugestão é o Almejo Tannat, um vinho de boa estrutura e volume de boca, com passagem por barrica e final macio e agradável.

Pronto! Agora é só prepara sua massa, fazer seu pedido aqui na Vinhos e Vinhos e, buon appetito!

Escrito por Camila Baggio