Como escolher seu primeiro vinho

Seu primeiro vinho, uma escolha simples.
vinícolas e vinhos para todos os gostos

Não existe uma receita mágica, uma resposta infalível, um truque na manga. Por este motivo, fazer sua escolha do primeiro vinho passa por alguns critérios muito pessoais, vai além do coloquial “certo” ou “errado”. Degustar é a forma mais fácil (e correta) de conhecer vinhos, seus estilos e características, e a partir daí ser capaz de comprar com confiança, seguro de poder desfrutar de uma boa garrafa. Seguem algumas dicas:

Estabeleça um orçamento

Vinho bom não é sinônimo de caro. E um vinho caro não necessariamente irá agradar todos os paladares. Escolha um valor que não vá pesar no bolso e compre garrafas dentro desse orçamento.

Pegue sugestões de amigos que tem gostos parecidos

Converse com seus amigos e conhecidos sobre os vinhos e espumantes já provados por eles. Se algum deles possuir um paladar parecido com o seu (para bebidas e/ou pratos), é provável que o gosto para vinhos seja similar.

Invista em degustações

Pode ser em confrarias, enotecas, clubes, winebars. Essas degustações trazem rótulos diferentes e em faixas de preços variadas, sendo uma excelente opção para conhecer vinhos novos.

Gostou de um em especial? Tente provar um similar

Prove um vinho da mesma uva, da mesma vinícola, da mesma região. Isso ajuda a aprender sobre as características dos vinhos que mais nos agradam.

Tome nota do que provar

Pode parecer excentricidade, mas, ter um registro – seja num bloquinho, seja num app de celular – nos ajuda a encontrar novamente vinhos dos quais gostamos e, principalmente, a evitar vinhos que não nos agradaram.

Essas sugestões com certeza ajudarão a escolher um vinho na sua próxima compra, e aproveite para iniciar sua degustação na vinhosevinhos.com !

A resposta é mais simples do que se imagina: escolhendo. E se ainda assim a dúvida bater, siga seu faro, instinto, senso estético. De vez em quando esse é o melhor critério para escolher um vinho.

Vinhos e vinhos
Escrito por Informe.vinhos