A seleção de janeiro pelo Sommelier

As videiras foram introduzidas no Rio Grande do Sul pelos jesuítas, na região dos Sete Povos da Missões. Sobretudo, foi em Porto Alegre, com a chegada dos Açorianos, que a cultura da uva e do vinho teve relevante importância. O Clube do Vinho Brasileiro desembarca em POA, como é carinhosamente conhecida a capital de todos os gaúchos. Sendo assim, não podíamos deixar Porto Alegre sem essa homenagem, afinal, foi onde tudo começou. Para essa edição, trouxemos a Merlot, um ícone local, acompanhada da Tinta Roriz, uva clássica de origem portuguesa. Confira a seleção de janeiro pelo Sommelier!


Poa Merlot 2022

Porto Alegre e Merlot são uma combinação perfeita. Se fundem pela história e principalmente neste vinho, que foi elaborado com exclusividade para o Clube do Vinho Brasileiro pela jovem enóloga Janaína da Vinícola Marzarotto.

É um vinho que mostra toda sua jovialidade, de cor rubi intensa e toques violáceos. Os aromas são uma mescla de frutas vermelhas e negras como framboesas e ameixas. Também apresenta algumas especiarias, ervas e toques minerais. No paladar possui taninos maduros, que se equilibram com a acidez deixando uma ótima harmonia para acompanhar as refeições. Perfeito para harmonizar com queijos frescos ou maturados, massas, pizzas e certamente aquele galeto assado.

Capella dos Campos Tinta Roriz 2022

Este Tinta Roriz produzido na altitude dos Campos de Cima da Serra Gaúcha pela Família Lemos de Almeida é único, cheio de tipicidade e elegância.

Primeiramente, na taça apresenta coloração rubi de pouca intensidade. Porém é intenso nos aromas, apresentando uma gama variada de frutos frescos como morango e amora além de algumas especiarias. Em seguida, na boca possui taninos macios e acidez presente fazendo dele um vinho harmônico ideal para harmonizar pratos mais leves.  Combina com queijos frescos, pizzas e antepastos. Estou salivando só imaginando este vinho com uma bela Burrata com tomate confit e pesto.

Como resultado, concluímos mais uma seleção de vinhos para o Clube do Vinho Brasileiro. Continuaremos na busca de novos parceiros e novos vinhos para lhe apresentar produtos únicos.

Escrito por Arlindo Menoncin