PIZZATO DNA 99: O melhor vinho brasileiro?

Em safras passadas, o Pizzato DNA 99 já ostentou 95 pontos na Decanter Magazine e foi escolhido por Steven Spurrier como o melhor vinho brasileiro em algumas ocasiões. Entre as pessoas que tiveram a oportunidade de prová-lo, são diversos depoimentos de que é o melhor tinto feito em terras tupiniquis. Um vinho que já entregou muito anteriormente e agora lança a safra histórica de 2020. Será esse o melhor vinho brasileiro?

Pizzato DNA 99


A história

Em 1999, na primeira colheita vinificada pela Pizzato, surgiu o Pizzato Merlot 1999. Ao ser lançado, logo depois, em setembro de 2020, este vinho passou a ser referência do varietal Merlot no Vale dos Vinhedos e despertou curiosidade sobre os vinhos nacionais de alta qualidade.

Após uma safra excepcional em 2005, a Pizzato lança seu varietal Merlot com o nome DNA 99. A nomeação veio pois as uvas provém da mesma localização e vinhedo do vinho lançado anteriormente. E deste mesmo vinhedo, em Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, são colhidas as uvas deste rótulo até hoje.

Elaborado apenas em safras especiais, a safra 2020 é apenas a sexta edição. Seguindo as regras da D.O. Vale dos Vinhedos, de rendimento de videiras até o tempo mínimo em barricas de carvalho, a Pizzato desenvolveu um vinho complexo que é encorpado e, ao mesmo tempo, muito elegante. Os 14 meses de amadurecimento em barris de carvalho francês resultam em vinho de cor vermelho escuro, com notas de frutas vermelhas maduras, frutas vermelhas e especiarias. Com o tempo, toques terrosos, chocolate, tabaco, cravo e até frutas secas vão se fazendo presentes. Em boca, uma estrutura excepcional, com taninos presentes e acidez muito acentuada confirmam ser um vinho pronto para apreciação imediata mas com um grande potencial de guarda. Com certeza, um vinho fora de série!

DNA 99 safra 2020: o melhor vinho brasileiro?

Mas, depois de inúmeras premiações e do alto reconhecimento: a safra 2020 é a melhor do DNA 99? Te convidamos a tirar sua própria conclusão.

Devido a baixa produção, a vinícola Pizzato limita a quantidade de compra para atender todos os seus parceiros. Afinal, na safra 2018, o vinho esgotou rapidamente. Agora, enfim disponibilizamos para venda a tão aguardada safra 2020. Esperamos que você consiga adquirir a sua e que tenha a experiência única de provar esse ícone da indústria vinícola nacional. Saúde!

Escrito por Pedro Paviani